Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Minha última partida.

          Pois meus amigos, estou saindo do jogo. Queria jogar os 90 minutos, mas cansei aos sessenta. O Técnico disse que eu poderia tentar acompanhar o restante da partida sentado no banco, se quisesse. Ou pela TV, lá do vestiário. Optei pelo banco, junto aos jovens reservas plenos de energia e vontade de jogar. Fez-me bem, eu senti a volta daquela contaminação que tivera  há muitos anos, quando acreditava que poderia tudo e que de tudo seria capaz. Joguei sessenta minutos mas não parei um segundo. No começo fazia apenas o que o Técnico ordenava mas em seguida não me continha e desobedecia ao esquema tático, tentando uma jogada individual que daria certo, com toda certeza. Errei e acertei, fui vaiado e aplaudido ocasionalmente. Nunca fui desleal com os adversários, minhas faltas somente aconteceram quando buscava a bola, mas os lances são imprevisíveis nesses momentos. Alguns compreenderam, outros não, o que me entristeceu um pouco. Não guardei rancor pois aprendi que com eles acontecia o mesmo.  Mas a partida é assim, mesmo jogando juntos estamos todos separados, cada qual com seu sonho e aquela imensa torcida que tudo vê e tudo cobra. Quando fazemos uma bela jogada, ganhamos aquela glória momentânea, mas quando fracassamos estamos na Arena aos leões. Sentado, ali, recordava dos sessenta minutos e concluí que joguei uma boa partida. Não por um julgamento próprio, mas pela reação da torcida. Tivesse sido especial e sairia ovacionado; fosse muito ruim sairia vaiado. Nem uma coisa nem outra, simplesmente abandonei o gramado sob um silêncio quebrado por alguns aplausos de um pequeno grupo de torcedores que estavam próximos. Claro que imitei uma girafa alongando o pescoço para descobrir: eram meus familiares, alguns velhos amigos de infância junto a outros mais recentes. Foi o que me bastou para olhar para cima e agradecer a Deus por tamanha glória: família e amigos de verdade, lá estavam aplaudindo meus sessenta minutos de puro esforço e garra,  sabiam que eu não tinha nenhum compromisso com sucesso, fama ou seja lá o que parece que estão todos querendo hoje. Simplesmente joguei sessenta minutos como um ser humano qualquer, mas com muita intensidade, pareceram-me bem mais que os noventa normais. Há jogadores que concluem a partida sem jogarem nada, pena. Joguei o que pude e, mesmo sem  poder retornar ao campo, curto a prorrogação anunciada, feliz porque ainda ouço o aplauso da família , amigos e o celular avisa que minha amada está vindo sentar comigo até o final. Valeu, estou feliz por tudo. 

10 comentários:

  1. Meu caro amigo, te conheci pouco,mas fiz parte desse jogo da tua vida, só que joguei poucos minutos, mas deu pra conhecer bem tua jogada, és um camarada muito gente boa, inteligente, sempre acatei tuas opiniões. Fazes parte tambem da minha existência, adoro ler teus artigos. Meus parabéns e Fé em Deus, Abraços Tessmann

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Então curta intensamente a prorrogação anunciada e estarei junto no teu jogo para te aplaudir!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não te conheci pessoalmente, espero que aconteça em breve. Força.

    ResponderExcluir
  5. HEI GRINGO!!!!!!!

    NÃO ESQUEÇA QUE ESTÁS ESCALADO PARA A COBRANÇA DOS PENALTIS.......

    BEIJOS QUERIDO

    ResponderExcluir
  6. DESEJO FORÇA E FÉ PARA A PRORROGAÇÃO DO JOGO, CARO AMIGO!!

    ResponderExcluir
  7. Regiane, tua mãe havia comentado esta carta comigo na casa de ninha mãe. Eu, não sei o que dizer. Não vou comentar. É muito pra minha bolinha.

    ResponderExcluir
  8. AMIGA DE SEU IRMÃO TELMO...sucesso, fama ou seja lá o que parece que estão todos querendo hoje. Simplesmente joguei sessenta minutos como um ser humano qualquer, mas com muita intensidade, pareceram-me bem mais que os noventa normais. [MAS VC TENTOU]EO QUE VALE.

    ResponderExcluir
  9. Li o texto através do seu irmão Telmo e gostaria de dizer que suas palavras são tão inspiradoras que me deram um banho de bola, de vida, de serenidade. Tens mais um torcedor. Um forte e sincero abraço.

    ResponderExcluir
  10. GRANDE PESCADOR !!!!PESCOU EM TODOS OS RIOS EM TODOS OS MARES... PESCOU TAMBÉM TANTAS ALMAS !!! NINGUÉ CONVIVEU COM ELE SEM SE TORNAR UM POUCO MELHOR. . VIVEU COM UMA INTENSIDADE E UM PRAZER TÃO GRANDE COMO NINGUÉM !!!! JOAGOU UMA GRANDE PARTIDA!!!
    ETERNO NO CORAÇÃO DE TODOS QUE O AMARAM...

    ResponderExcluir